Nas academias há um índice cada vez maior de frequentadores. Como sabemos, o objetivo principal dos jovens e adultos é obter um corpo sarado, seja para melhorar a autoestima ou para conquistar admirações de outras pessoas. Mas também há quem pratique musculação apenas porque previni a obesidade, certos problemas do corpo (articulações e músculos) e pelos benefícios que traz para a saúde, a mente e a convivência social.
Além de seguir as instruções dos profissionais que lá se encontram para auxiliar os frequentadores e beber bastante líquido para não desidratar o corpo, é preciso se alimentar corretamente para manter a saúde em perfeitas condições, pois todo exercício físico exige mais esforço corporal e para recompor a energia gasta e permanecer com o entusiasmo de malhar há a necessidade de nos alimentarmos bem, não exagerado, e sim saudável. Ficar muito tempo sem ingerir alimentos não é aconselhável por nenhum nutricionista, o ideal é comer algo a cada três horas tanto os esportistas quanto os sedentários.
Obviamente a dieta varia de pessoa a pessoa, pois cada organismo possui seu metabolismo e reage de maneira diferente. Mas, tomando base pela maioria, os carboidratos ricos em fibras (massas em versões integrais, arroz e pães), vegetais variados, proteínas (em quantidade normal, sem excesso) e frutas são completamente essenciais para os praticantes de academia. Não devemos esquecer da hidratação, os especialistas recomendam beber bastante líquido para hidratar o corpo e suar (elimina as toxinas, sendo ótimo para a saúde).
Antes de iniciar a atividade, os praticantes devem se alimentar levemente com frutas, biscoitos, pães integrais e sucos no mínimo quarenta minutos antes para não causar mal estar durante o treino. No momento da prática, a hidratação deve ser constante e se sentir fome, dê uma pausa para comer uma barrinha de cereal. Após ter feito todos os exercícios, devem deliciar-se de uma refeição que contenha carboidratos e proteínas, assim irá recuperar todos os sais minerais e substâncias eliminadas que o corpo precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário